Guarda


A Câmara Municipal da Guarda apresentou, na segunda-feira, dia 28 de Setembro, o Plano Municipal de Educação para os próximos dois anos, no decorrer de uma reunião do Conselho Municipal, realizada na Sala António Almeida Santos, no edifício dos Paços do Concelho. O plano apresentado pelo presidente da autarquia, Álvaro Amaro, contempla, entre outros aspectos, a construção de um novo Centro Escolar na cidade e intervenções em 18 estabelecimentos de ensino (Escolas e Jardins-de-Infância) e na Escola Secundária da Sé.
Álvaro Amaro anunciou que no Pacto da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela para vigorar até 2020 está contemplado o projecto de construção de um novo Centro Escolar, que possibilite melhores condições de trabalho aos alunos, professores e aos funcionários das escolas do 1.º ciclo do centro da cidade, com uma dotação no valor de 500 mil euros. No mesmo documento estão também colocadas intervenções de “grande envergadura” em 18 Escolas Básicas e Jardins-de-Infância, com um investimento total superior a 622 mil euros e uma intervenção de fundo na Escola Secundária da Sé, no valor de 700 mil euros. Nos próximos dois anos a Câmara Municipal da Guarda prevê ainda proceder à renovação progressiva do parque informático escolar, no que respeita à substituição de computadores, com a instalação de 40 novos equipamentos, num investimento de cerca de 35 mil euros. A renovação e instalação de novos equipamentos de impressão e cópia, num investimento de 30 mil euros para este ano lectivo (Escolas Adães Bermudes, Augusto Gil, Bairro da Luz, Bonfim, Espírito Santo, lameirinhas e Santa Zita), é outro dos objectivos.
Na reunião do Conselho Municipal da Educação também foi anunciada a continuidade da oferta de livros e de material escolar aos alunos abrangidos pela Acção Social Escolar e o alargamento do fornecimento das refeições. Outra medida do Município da Guarda está relacionada com a uniformização dos escalões do preço das refeições, traduzida na redução dos custos directos para as famílias com crianças no pré-escolar, materializada num decréscimo generalizado do preço das refeições. Segundo a autarquia, “a título de exemplo, quem pagava 50 euros, passa a pagar cerca de 30. Quem pagava 30, pode vir a pagar 15. Trata-se de um investimento do Município na ordem dos 38 mil euros/ano, na medida em que é valor que deixa de receber, e constitui uma resposta para tornar o sistema de ensino público mais equitativo, mais justo e mais adaptado à nossa realidade socioeconómica”.
A Câmara Municipal da Guarda também deu a conhecer que, este ano lectivo, as suas viaturas transportam diariamente 224 alunos, com custos directos e indirectos superiores a 320 mil euros. Neste processo estão envolvidas 14 viaturas, 17 motoristas e 5 vigilantes que percorrem diariamente cerca de 50 localidades.