Guarda


“Hoje levámos à reunião de Câmara um apoio extraordinário, para 13 IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social do nosso concelho, de cerca de 340 mil euros”, disse o Presidente da Câmara da Guarda, no final da reunião do executivo, desta segunda-feira, 9 de Maio. Este apoio vai servir para que as instituições possam fazer os seus projectos para aumentar as suas valências.
Os treze projectos agora financiados já estão todos aprovados pela Câmara Municipal da Guarda e outros poderão vir a caminho. “Todos estes projectos estão aprovados, com a prestimosa ajuda e colaboração dos técnicos do Município, e já deram entrada nas candidaturas do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência”, disse Sérgio Costa. E acrescentou: “Não sendo desta forma, nenhuma associação conseguiria fazer face a tanta despesa, a um montante tão elevado, para fazer os projectos e aderir ao PRR”.
Adiantou que “a Câmara da Guarda está sempre junto das suas instituições e com a ambição de que a Guarda seja, efectivamente, um concelho onde a economia social seja cada vez mais forte”.
Com estes investimentos que estão candidatados ao PRR está previsto um investimento, só em obra, de cerca de 11 milhões de euros e uma estimativa de cerca de 210 postos de trabalho.
“Esperemos que o PRR acompanhe estas intenções, estas necessidades”, considerou Sérgio Costa. E explicou: “Com 340 mil euros que o município aprovou para estas 13 instituições, consideramos que é uma grande alavanca para que estes 11 milhões de euros de investimento que os fundos comunitários esperemos que apoiem, para podermos criar mais de 210 postos de trabalho no nosso concelho par além daqueles que existem”.
Esta medida foi considerada fundamental para o fortalecimento da economia social do concelho.
Sérgio Costa deixou ainda a porta aberta a outras instituições que apresentem os projectos para aprovar dentro do município, sempre com os olhos num qualquer aviso que exista do PRR ou do Portal 20/30 ou outro qualquer fundo comunitário. “A Câmara da Guarda estará sempre disponível para ajudar estes bons investimentos”, referiu.
Com a aprovação dos 340 mil euros para as IPSS, o autarca quer que “a Guarda se afirme como um ponto nevrálgico, de convergência da economia social”.
Vão receber o apoio a Associação da Sequeira, o Centro Paroquial da Sé, a Associação da Póvoa do Mileu, o Centro Paroquial de Famalicão da Serra, a Associação de Fernão Joanes, Vila Franca do Deão, Centro Paroquial de Gonçalo, ADM Estrela, Valhelhas, a Fundação João Bento Raimundo, Centro Paroquial da Castanheira, a Associação do Adão e a Casa de Trabalho Jesus, Maria e José do Instituto de S. Miguel.
O vereador do PS, Luís Couto, disse tratar-se de “um investimento grande no concelho da Guarda”, nomeadamente nas zonas rurais.
Carlos Chaves Monteiro, vereador do PSD, considerou que os apoios às associações deveriam ser de natureza ordinária e não extraordinária.