A Associação do Comércio e Serviços do Distrito da Guarda (ACG) está a desenvolver, em parceria com o Instituto Politécnico da Guarda (IPG)

, um Estudo de Mercado inédito e inovador, de âmbito distrital, sobre os hábitos de consumo da população. “Este estudo pretende caracterizar quais os hábitos dos consumidores da região, nomeadamente no que concerne à frequência das compras, tipo de comércio preferencial, locais de compra, comércio electrónico, entre outros parâmetros”, refere a ACG. Acrescenta que um dos grandes objectivos do estudo “tem a ver com a sua abrangência: realizado presencialmente, nas principais zonas comerciais do distrito, e simultaneamente em versão electrónica, disponibilizado on-line; levado a cabo nas principais cidades e vilas do distrito, tendo como objectivo a obtenção de uma amostra significativa, superior a 1.000 inquéritos realizados, nas diversas formas, e com representatividade distrital”.
O estudo pretende constituir “uma ferramenta de trabalho sólida e abrangente, para que os diversos agentes económicos e políticos do distrito possam tomar decisões fundamentadas no desenvolvimento dos seus modelos de negócio ou das suas políticas: empresas existentes, empresários que se pretendam instalar, autarquias, entre outros”, adianta a ACG.
A ACG lembra que tem, ao longo dos últimos anos, levado a cabo através do seu Observatório do Comércio, uma série de estudos mercado com grande visibilidade, em temas tão diversos como Taxas de IVA em Portugal e Espanha, Vandalismo no Centro Histórico, Estacionamento, etc.