Guarda


O ponto referente à “primeira revisão da Estratégia Local de Habitação do Concelho da Guarda” foi aprovado por maioria pela Assembleia Municipal da Guarda, na reunião do dia 27 de Setembro. Esta primeira revisão da Estratégia Local de Habitação prevê o investimento de 22 milhões de uros para a recuperação de 74 imóveis para habitação social.
O documento foi aprovado por maioria, com as abstenções dos deputados municipais do Partido Socialista e da deputada do Bloco de Esquerda.
Câmara da Guarda revê Estratégia Local de Habitação com investimento de 22 milhões de euros
O presidente da Câmara, Sérgio Costa, disse que a nova versão da Estratégia Local de Habitação o concelho da Guarda resulta da adaptação à nova realidade do documento aprovado em 2021. O autarca explicou que “foram identificados 74 imóveis, dos quais 36 são do município e 38 das juntas de freguesia e terceiro sector”.
A grande maioria dos imóveis do município que foram identificados localiza-se no Centro Histórico. O investimento previsto na Estratégia Local de Habitação deverá permitir alojar cerca de 100 agregados familiares, num total de 400 pessoas.
Com a aprovação da primeira revisão da Estratégia Local de Habitação do Concelho da Guarda pela Assembleia Municipal está aberto o caminho para avançar com as respectivas candidaturas.
A Estratégia Local de Habitação do Concelho da Guarda versa apenas sobre a habitação social, que será objecto de uma candidatura ao programa 1º Direito para ser apoiada pelo PPR 2026.