Guarda


O projecto “Vila Garcia, uma Aldeia em Movimento”, vencedor do Orçamento Participativo de 2021, que pretende requalificar um espaço público criando um zona de lazer em Vila Garcia, concelho da Guarda, foi apresentado no último domingo, dia 5 de Junho.
A valorização do espaço passa por criar circuitos pedonais, um parque infantil e a colocação de vários equipamentos de ginástica, por forma a promover o Ambiente, a Mobilidade, o bem-estar e o convívio entre gerações.
Na ocasião foram também assinados dois contractos de comodato, um entre o Município da Guarda e a Junta de Freguesia de Vila Garcia, que visa a cedência do antigo edifício da Escola Básica do 1º Ciclo desta localidade, e outro entre a Freguesia e a Associação no qual é cedido, em regime de comodato, o piso superior do edifício da Junta de Freguesia local. Em ambas as situações, o objectivo é a dinamização dos referidos espaços.
Recorde-se que “Vila Garcia, uma Aldeia em Movimento” foi o projecto vencedor do Orçamento participativo Guarda 2021, com 56% dos votos, num total de 760, na plataforma de votação online.
A Associação Vila Garcia em Movimento apresentou a proposta “Vila Garcia - uma aldeia em movimento’ com o objectivo de valorizar uma área pública que se encontra degradada, onde pretende criar um espaço que possa vir a ser uma mais valia para as crianças e idosos que vivem na aldeia e para o próprio concelho da Guarda. “Tratando-se de uma aldeia com enorme futuro”, a Associação pretende que o espaço, que integra o projecto, se torne uma referência em actividades ligadas ao Ambiente e à Mobilidade, “ao mesmo tempo que se traduzam em espaços de lazer e de actividades que façam jus à nossa grande valência que são as pessoas que aqui vivem”. Actualmente o espaço “é um descampado sem qualquer qualidade ambiental, onde a vegetação arbórea é praticamente inexistente, onde estão depositados resíduos de construção e demolição, não sendo aprazível nem seguro”.
Para além do projecto “Vila Garcia - Uma Aldeia em Movimento”, o Orçamento Participativo da Guarda 2021 teve mais sete projectos a votação.