Guarda


O presidente da autarquia da Guarda, Álvaro Amaro, está preocupado com a segurança do edifício do antigo Hotel de Turismo. Na última reunião camarária, realizada na segunda-feira, dia 27 de Junho, após o vereador do PS, Joaquim Carreira, ter alertado para a falta de limpeza da zona da piscina do imóvel, Álvaro Amaro disse que está preocupado com a segurança do edifício e que já alertou a entidade proprietária - o Turismo de Portugal (TP) - e a PSP para a situação. “Eu já dei conta ao TP que a Câmara da Guarda está muito preocupada por questões de segurança, porque nos deram conta que o Hotel pode estar a ser visitado”, disse, alertando que ali podem ocorrer “situações pouco recomendáveis”.
Joaquim Carreira alertou, no Período de Antes da Ordem do Dia da reunião, que os espaços do jardim e da piscina estão “completamente ao abandono” e lamentou que não sejam limpos por quem tem a obrigação, ou seja, o TP. “Não deixamos de estranhar que esteja nas condições em que está”, disse, sugerindo que fosse pedido ao TP que faça a limpeza do local. No seguimento da observação do vereador, o presidente da autarquia disse que, para além da falta de limpeza, já alertou o TP para a questão da segurança do edifício do antigo Hotel que “pode estar a ser visitado por pessoas que não lhe farão bem”.
Álvaro Amaro esclareceu depois que o processo de venda do imóvel conheceu novos desenvolvimentos com a notificação da empresa que ficou em primeiro lugar na segunda hasta pública. A empresa já foi notificada para fazer o contrato, mas recusa pagar as rendas enquanto as obras forem feitas, como exige o Tesouro. O autarca disse que concorda com a empresa e pede ao Governo que resolva rapidamente o problema. “Ou fica já resolvido ou tem que se reiniciar um novo processo e uma terceira hasta pública. A melhor solução é cumprir-se esse contrato ou então voltar à estaca zero, mas que seja depressa”, rematou.