Gouveia | Vila Nova de Tazem


A Vinal, evento vínico do concelho de Gouveia e da Serra da Estrela, decorre em Gouveia e Vila Nova de Tazem, nos dias 17, 18 e 19 de Maio.
O primeiro dia do evento, dia 17 de Maio, será no Edifício dos Paços do Concelho, em Gouveia, onde terá lugar a sessão inaugural, com uma conferência, que se irá dedicar a debater a temática do enoturismo. Segue-se um sunset vínico, ainda no jardim interior do edifício dos Paços do Concelho, com o objectivo de atrair o público mais jovem.
Os dias 18 e 19 de Maio, sábado e domingo, terão como epicentro o cenário vínico da Adega Cooperativa de Vila Nova de Tazem, localizada na freguesia de Vila Nova de Tazem.
“Um dos temas fortes do evento será o das vinhas de altitude, tema que tem sido muito debatido entre os especialistas, em razão alterações que têm provocado o aquecimento do clima, não faltando quem defenda a necessidade de procurar plantar vinha em zonas de montanha, que consigam transmitir maior frescura e equilíbrio aos vinhos, como será o caso do concelho de Gouveia e da Serra da Estrela”, refere a organização.
A Vinal vai reunir, em Vila Nova de Tazem, diferentes especialistas, com visões muito particulares sobre este e outros temas, sendo uma oportunidade rara de explorar novos horizontes para a viticultura.
O evento conta com cerca de 15 produtores de vinhos, 5 produtores de outros produtos da Serra da Estrela do ramo alimentar e um espaço de restauração, que irá promover o melhor da gastronomia regional. Haverá provas livres, masterclasses, showcookings com harmonizações gastronómicas, zona lounge e animação adequada ao ambiente do evento.