Gouveia


Vila Franca da Serra, no concelho de Gouveia, quer entrar no Guinesss World of Records com o maior requeijão do mundo. O desafio, a comprovar este Domingo, dia 14 de Abril, passa pela confecção do maior Requeijão do Mundo, com cerca 80 quilos, estando prevista a utilização de cerca de 600 litros de leite.
O requeijão é um produto genuinamente serrano, feito a partir do soro do leite de ovelha, constituindo-se numa massa cremosa.
“Requeijão e Queijo da Serra da Estrela são, aliás, dois produtos indissociáveis da fileira de produção de leite da ovelha bordaleira, feitos artesanalmente, e duas marcas singulares dos produtos endógenos da nossa região”, explica a organização.
A iniciativa insere-se no âmbito do projecto “Vila Franca da Serra - Aldeia Sustentável”, promovido pela Junta de Freguesia local e que conta com o apoio do Município de Gouveia.
O programa começa às 9.00 horas, com a Feira Franca, com a realização de várias acções, com destaque para a tradicional gastronomia serrana com a venda de produtos locais.
Para as 10.00 horas está programada a oficina no Forno Comunitário “Aprender a fazer Farinheiros”. O almoço da Desmancha do Porco será às 12.00 horas e a partilha e prova do “Maior Requeijão do Mundo” às 15.30 horas.
Haverá animação musical com a participação dos Grupos “Concertinas de Nabais” e “Batuta da Alegria”.