Gouveia


A G!O Romaria Cultural é um evento cultural desenvolvido pela “GO Romaria - Associação Cultural Gouveense”, associação cultural sem fins lucrativos, que vai na 3.ª edição, e irá contar com uma programação que mantém a diversidade na oferta cultural que esteve na génese das edições anteriores, contabilizando este ano 62 actividades culturais, sociais, desportivas e ambientais, totalmente gratuitas, durante os dias 29, 30 e 31 de Julho que decorrem em vários espaços no centro da cidade de Gouveia.
O 1.º concurso de ilustração Vergílio Ferreira, o 2.º instameet serrano - Vergílio Ferreira e as montanhas, o Sarau de Literatura permanente, são o resultado da vontade conjunta com o Município de Gouveia, de a G!O Romaria Cultural se associar às comemorações do centenário do nascimento de Vergílio Ferreira, que tomam lugar no presente ano no concelho de Gouveia.
Os concertos de PZ, Black Bombaim, Birds Are Indie, It Was the Elf, Wipeout Beat, Basalto, Sociedade Musical Gouveense - Pedro Amaral Botto Machado, bairro ladino, Criatura Azul, The Old Crow’s Hat, Little Mess, Alma Mater - Fados de Coimbra, Jazz e o Arraial Popular estão confirmados no anfiteatro da Cerca, Rua da Cardia, Praça de S. Pedro e Praça do Município, assim como os dj sets de Le Cirque du Freak, The G.U.M. e Ogata Tetsuo.
A mostra de cultura tradicional local decorre ao longo do fim-de-semana com a recriação da Romaria tradicional gouveense ao Monte Calvário, protagonizada pelo Rancho Folclórico de Gouveia, o encontro de Concertinas na Rua da Cardia e 1.º torneio de petanca G!O, no Mirante do Paixotão. O 1.º torneio de futebol “Tó Madeira”, o cinema documental sobre a Serra da Estrela, a Feira de Troca de Brinquedos, oficinas de jogos de tabuleiro, de jogos tradicionais e de dança, entre outras, são outros exemplos da diversidade e polivalência das actividades que vão estar presentes no centro da cidade de Gouveia. A participação e colaboração do GAF - Grupo Aprender em Festa, que desenvolve projectos de integração e igualdade, sob a “lã que nos une” decorrem todo o fim-de-semana do evento G!O Romaria Cultural.
Para além da vertente cultural, a parceria ambiental com o Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS) traz uma atitude de responsabilidade para com o meio ambiente que rodeia Gouveia, a Serra da Estrela, sendo possível ouvir histórias das grandes viagens dos andorinhões de Gouveia ou visitar a exposição dos habitats da Serra da Estrela, assim como ficar a conhecer o trabalho que o CERVAS desenvolve ao longo de todo o ano, adianta a organização.
As exposições de pintura, ilustração, gravura e fotografia decorrem durante o fim-de-semana do evento cultural, no Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta, nas Galerias João Abel Manta, no Club Camões e na Casa da Torre.
A recepção aos visitantes, nos dias 29, 30 e 31 de Julho, será na Praça de S. Pedro onde estará também a feira de artesanato.