Gouveia


A Romaria de Nossa Senhora de Assedasse, em Casais de Folgosinho, decorre no próximo dia 8 de Setembro e consiste num dos momentos mais marcantes para freguesia de Folgosinho, concelho de Gouveia.
Trata-se de um evento anual que assinala a celebração da transumância, evocando a descida dos rebanhos da Serra da Estrela e onde o sagrado e o profano se fundem num misto de agradecimento, devoção e festa.
A Nossa Senhora da Assedasse é, por excelência, a protectora dos pastores e do gado da Serra da Estrela, sendo a sua capela, isolada nos Casais de Folgosinho e situada a 935 metros de altitude, consequentemente um local de culto, peregrinação, promessas e bênçãos.
A festa começa no dia 7, véspera do “dia grande”, acorrendo muitas pessoas ao local para ali pernoitarem e viverem intensamente o ambiente de fé e festa em torno da Nossa Senhora da Assedasse.
O programa do dia 8 inicia-se pelas 7.30 horas, com concentração junto à capela, para, pelas 8.00 horas, decorrer a caminhada interpretativa pelos Casais de Folgosinho.
A Romaria dos Rebanhos está marcada para as 10.00 horas, seguindo-se depois as celebrações religiosas da Eucaristia e da Procissão, organizadas pela Irmandade das Almas e conduzidas pelo pároco de Folgosinho, padre António Morais.
No período da tarde, haverá, ainda, lugar para a tradicional merenda e para a arrematação de oferendas.
Esta tradição que decorre há tempos imemoriais, integrará, este ano, a rede cultural “Terras da Transumância”, tendo sido uma das iniciativas indicadas pelo Município de Gouveia na candidatura que originou a criação desta rede, integrada pelos municípios de Castro Daire, Gouveia, Seia e a Agência de Desenvolvimento Gardunha 21, com o objectivo de valorizar o património do território e consequentemente aumentar o número de visitantes a locais emblemáticos de património cultural e natural.
Os interessados em participar nas actividades relacionadas com a transumância podem fazer a inscrição, até ao dia 6 de Setembro, de forma presencial no Posto de Turismo de Gouveia.