Gouveia |29 a 31 de Julho de 2022


Linda Martini e Alpha (a mítica banda de Bristol) são dois dos nomes confirmados para a 8ª edição da Romaria Cultural, uma iniciativa que leva as artes às ruas da cidade de Gouveia, de 29 a 31 de Julho. O programa conta também com a participação de Maria Reis, The Quartet of Woah!, Verbian e Samuel Martins Coelho, a que se junta a realização de duas residências artísticas do qual resultam os espectáculos “Mala de música e estórias” e “Tear em concerto”.
Alpha e Linda Martini vão actuar no dia 30 de Julho, no Anfiteatro da Cerca, um espaço forte na memória colectiva local. A noite de sexta-feira, 29 de Julho, está reservada, no mesmo anfiteatro, aos portugueses Verbian e The Quartet of Woah!. Durante o dia, a Romaria Cultural voltará a expandir-se para o centro da cidade e convidará a permanecer no Mirante do Paixotão para ouvir Maria Reis, ao final da tarde de sábado. No domingo, 31 de Julho, a Praça de S. Pedro receberá o violinista Samuel Martins Coelho. Como espectáculos inéditos, destacam-se ainda a “Mala de músicas e estórias” com um concerto documental intitulado “Gigantes de Pedra” que recolhe memórias de Melo, aldeia-natal de Vergílio Ferreira; e “Tear em Concerto”, um concerto-performático que pretende utilizar o tear como um instrumento dual, reinventando-o num contexto contemporâneo. Estes processos criativos serão desenvolvidos em colaboração com a comunidade local.
A programação conta com espectáculos de proximidade, exposições, conversas e oficinas que terão lugar em palcos informais.
A GO Romaria é uma associação sem fins lucrativos que tem como objectivo a promoção de projectos artísticos e culturais integrados na realidade social e cultural da região da Serra da Estrela, bem como a promoção do concelho de Gouveia, através de estratégias de valorização do património natural, cultural e gastronómico, traduzidas pela inclusão da população em processos de recuperação e divulgação da memória e tradições locais. A estreita colaboração com as associações culturais e artistas locais, dotando-os de um canal de comunicação para a divulgação e projecção dos seus trabalhos, tem sido uma das linhas de cação da associação, materializando esta colaboração em diversas actividades ao longo do ano, sendo a maior delas a Romaria Cultural, um fim de semana cultural multidisciplinar, a acontecer habitualmente no último fim de semana de Julho.