Gouveia



O Município de Gouveia vai proceder à reabilitação do Mercado Municipal, à reconversão da antiga fábrica Bellino & Bellino e à reabilitação do espaço envolvente. Os investimentos serão financiados através de fundos comunitários e estão incluídos na 1.ª fase do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Gouveia, a que corresponde um investimento total de 2.975.000,00 euros. A Requalificação do Mercado Municipal de Gouveia passa por uma intervenção total do edifício existente. No piso 0 serão criados 29 lugares de estacionamento exteriores e 5 interiores, um espaço para a implementação de um café/restaurante, uma área de serviços e um átrio.
Para o piso 1 estão contemplados 11 ateliês/associações, um espaço polivalente, um bar de apoio, 80 bancas de mercado diário e 12 lugares de estacionamento exteriores. No piso 2 serão criadas 18 lojas e uma área de apoio.
Na 1.ª fase do PEDU de Gouveia, encontram-se ainda contempladas as obras de reconversão da antiga fábrica têxtil Bellino & Bellino e de reabilitação do espaço envolvente. A reconversão da antiga unidade fabril contempla a disponibilização das condições necessárias para a criação de uma incubadora de empresas, onde serão construídos 12 espaços modulares, uma área comum, uma área destinada a formação e ainda uma área de exposições. No que respeita à reabilitação do espaço envolvente da antiga fábrica Bellino & Bellino, envolve a demolição de 15 edifícios, a implementação de espaços verdes, a criação de 38 lugares de estacionamento, bem como diversas áreas de lazer. Será ainda construído um parque radical e um anfiteatro com capacidade para 160 lugares sentados. Numa 2ª fase, o PEDU de Gouveia contemplará a reabilitação do pavilhão da fábrica têxtil Bellino & Bellino.