Gouveia


Pedro Abrunhosa, Ana Moura, Blaya e Beatbombers são os cabeças de cartaz das Festas do Senhor do Calvário, que vão decorrer em Gouveia, de 7 a 12 de Agosto. A festa junta o religioso, a tradição, a cultura, a música e a animação, num evento único para quem visita a cidade e num ponto de encontro e regresso às origens para todos os gouveenses.
O cartaz de 2019 convida a população a participar, no dia 7 de Agosto, no Espectáculo de Dança Volta, uma co-produção com os municípios de Nelas, Mangualde e Fornos de Algodres e coreografa Aldara Bizzarro, no âmbito da Rede Alto Mondego, que decorrerá na Praça do Município.
No dia 8, será apresentado um espectáculo musical, co-produzido com os municípios do projecto Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela do território da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, envolvendo também músicos do território. No dia 9, o palco principal das Festas do Senhor do Calvário vai receber dois grandes concertos da Blaya e dos Beatbombers.
No dia 10, tem lugar o Festival Internacional de Folclore, organizado pelo Rancho Folclórico de Gouveia.
No dia 11, é a vez de Ana Moura subir ao palco para mais um grande concerto.
No dia 12, as Festas do Senhor do Calvário recebem Pedro Abrunhosa e encerram com um grande espectáculo surpresa e fogo-de-artifício.
Do programa do evento fazem parte um conjunto alargado de actividades paralelas, com destaque para a Feira de Actividades Económicas e Produtos Locais, a Mostra Associativa, a Mostra de gado ovino e caprino, a Festa do Livro, o Espaço Miniatura Automóvel, o “Super Especial Rally”, organizado pelo grupo “Serra a Fundo” ou os concertos das Bandas Filarmónicas no Jardim Lopes da Costa.
A Capela do Senhor do Calvário será o centro da devoção e das festividades.