Jornal foi fundado em 1914


O jornal Notícias de Gouveia, assinala o 110º aniversário, este sábado, 9 de Março, com uma exposição de jornais centenários e um debate sobre a falta de imprensa em várias zonas do país.
Estas iniciativas vão decorrer na Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira, em Gouveia, a partir das 15.00 horas.
O programa começa com a inauguração da exposição “Jornais Centenários de Portugal e do Brasil: Um legado Cultural”, uma colecção de 56 jornais centenários de Portugal e do Brasil. A exposição junta uma colecção de 56 jornais centenários de Portugal e do Brasil, publicados ininterruptamente desde 1835 e 1825, e que testemunham a história do jornalismo, da imprensa e da língua portuguesa, bem como a evolução cruzada dos dois países no contexto da formação política, ideológica, social, económica, cultural e científica do mundo desde o século XIX até aos dias atuais.
A exposição, em Portugal, já esteve no distrito de Évora, do Porto, em Aveiro e em Lisboa (Assembleia), tendo também permanecido no Brasil (Pernambuco) e no Parlamento Europeu (Bruxelas). Depois de ser apresentada em Gouveia, a exposição também passa pela Guarda no âmbito dos 120 anos do Jornal A GUARDA que se assinalam a 15 de Maio.
Segue-se o debate sobre “Desertos de notícias. Desertos de Liberdade?” que tem por base o estudo sobre os desertos de notícias, coordenado pelo investigador Pedro Jerónimo da LabCom, da Universidade da Beira Interior. O trabalho “aponta que 25% dos concelhos em Portugal não tem qualquer órgão de comunicação e que mais de 50% estão em algum nível de risco, ou seja, que se podem tornar num deserto de notícias”, explica o Notícias de Gouveia em comunicado.
A sessão de abertura será feita pela directora do Notícias de Gouveia, Liliana Carona, e pelo vereador da Câmara Municipal de Gouveia, José Nuno Santos. Haverá intervenções de Pedro Jerónimo, investigador na Universidade da Beira Interior, e de Cláudia Maia, presidente da APImprensa – Associação Portuguesa de Imprensa.
Para além destas iniciativas, o Notícias de Gouveia assinala o aniversário com novas rubricas, além da renovação do programa de literacia mediática, que oferece a assinatura a estudantes do agrupamento local escolar.
O jornal Notícias de Gouveia foi fundado a 12 de Fevereiro de 1914, sendo proprietário João Pinto de Sousa e director Afonso Xavier de Oliveira Fonseca. É propriedade da Associação de Beneficência Popular de Gouveia desde 1995. Em Julho de 2007, alterou a sua periodicidade de semanal para trimensal (sai aos dias 10, 20 e 30 de cada mês).
Actualmente a equipa do Notícias de Gouveia é composta por Paulo Prata, jornalista e chefe de redacção; Paulo Saul, gráfico, paginador e administrativo e Liliana Carona, jornalista e directora.