O Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia celebrou 12 anos no dia 7 de dezembro, com um programa que incluiu inauguração de novas exposições e uma tertúlia.

O Museu da Miniatura Automóvel foi inaugurado a 24 de novembro de 2007, numa estreita colaboração entre o Município de Gouveia, o Clube Escape Livre e o colecionador Fernando Taborda. O dinamismo e empenho destas entidades permitiu criar este espaço inédito em Portugal, que expõe e divulga as melhores coleções de miniaturas existentes no país, numa coleção permanente composta por 3500 miniaturas e ainda por várias coleções temporárias.
Os visitantes poderão, a partir de agora, conhecer as novas coleções temporárias: “Uma Família Portuguesa”, Miniaturas de Automóveis LEGO” e “Miniaturas BMW Art Car”.
O programa de aniversário continuou na Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira, onde os pilotos Jorge Ortigão e Joaquim Santos, ambos Campeões Nacional de Ralis, e Rui Madeira, Campeão Mundial de Ralis, foram os protagonistas de uma tertúlia cheia de boas memórias. A receção ao “Clube 205 Portugal”, a visita guiada ao Museu e a sessão de autógrafos com os pilotos convidados foram outros dos momentos.
Nos 12 anos de existência, o Museu da Miniatura Automóvel recebeu cerca de 72 mil visitantes que conheceram a evolução automóvel desde 1860 até aos modelos mais recentes de conceituadas marcas, e as estórias e memórias peculiares de alguns carros expostos.