Gouveia


Em 2023, o Município de Gouveia, registou o seu melhor desempenho turístico de sempre, superando os números, já elevados, de 2022. De acordo com os parâmetros analisados, incluindo o número de dormidas e hóspedes, a taxa de ocupação e os proveitos totais, o concelho de Gouveia tem vindo a demonstrar, nos últimos anos, um crescimento significativo e sustentável da actividade turística.
De acordo com os dados preliminares do Instituto Nacional de Estatística, as dormidas de visitantes em Gouveia aumentaram de forma expressiva, passando de 20 038 em 2019 para 33 472 em 2023. No ano de 2022, os dados estatísticos apontavam já para um crescimento exponencial de 32 470 dormidas. Os dados divulgados pelo INE não contemplam, ainda, os números referentes ao mês de Dezembro de 2023, podendo, por isso, ainda melhorar, uma vez que só em Julho são conhecidos os resultados definitivos.
A autarquia presidida por Luís Tadeu explica que “este incremento do turismo é extremamente positivo e encorajador para os agentes locais, demonstrando que o nosso território se afirma cada vez mais como um destino de excelência, que oferece qualidade, diversidade, segurança e conforto a quem nos visita”.