Gouveia


A Câmara Municipal de Gouveia vai assinalar, em 2016, o centenário do nascimento do escritor Vergílio Ferreira, natural de Melo, naquele concelho, com o lançamento do Roteiro Vergiliano. “Aproveitando o centenário do nascimento de Vergílio Ferreira, que terá lugar para o ano, em 2016, um dos momentos destas comemorações será precisamente a concretização e a colocação ao público deste roteiro”, anunciou o autarca Luís Tadeu. De acordo com o presidente da autarquia de Gouveia, o projecto cultural incidirá na Freguesia de Melo, onde o escritor nasceu a 28 de Janeiro de 1916.
O Roteiro Vergiliano servirá para auxiliar os visitantes na deslocação aos locais referenciados por Vergílio Ferreira nas suas obras. “Este roteiro tem uma vertente mais urbana, no casco da Freguesia e, depois, tem também uma parte mais rural”, porque “a base tem a ver com escritos do Vergílio Ferreira nos livros”, explicou.
Luís Tadeu adiantou ainda que os vários locais referenciados nas obras do escritor serão sinalizados e os visitantes serão guiados por um roteiro em papel e por um áudio-tour que será disponibilizado em várias línguas. Para além da sinalização dos sítios, o projecto também contempla a recuperação do edifício da antiga Casa da Câmara de Melo para espaço de cultura e de turismo.
O projecto de criação do roteiro e da intervenção a realizar na antiga Casa da Câmara será candidatado a fundos comunitários.