Gouveia


Em 2016 as famílias com dependentes do concelho de Gouveia terão a taxa de IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) reduzida. O Município de Gouveia aprovou a redução percentual para as famílias com dependentes a cargo o que se vai traduzir numa poupança directa no pagamento do imposto sobre imóveis. A proposta aprovada prevê a redução da taxa em 10% para famílias com um dependente a cargo, de 15% quando tiverem dois dependentes a cargo e em 20% para agregados com 3 ou mais dependentes. A título de exemplo, neste enquadramento uma família com dois filhos a cargo e uma taxa de IMI de 340 euros beneficiará em 2016 de 51 euros de redução.
A redução do IMI para os agregados familiares com dependentes enquadra-se no vasto leque de medidas de apoio directo às famílias praticado pela Câmara Municipal de Gouveia. A autarquia prevê que a redução da taxa de IMI tenha impacto em mais de 800 agregados familiares estimando uma redução de imposto a cobrar no próximo ano superior a 100 mil euros. A Câmara Municipal de Gouveia efectuará a comunicação da redução das taxas de IMI para os agregados familiares com dependentes à Autoridade Tributária e Aduaneira que automaticamente aplicará as reduções nas contribuições do próximo ano.
Para Luís Tadeu, presidente da autarquia de Gouveia, esta “é uma medida que terá impacto directo no orçamento da autarquia já que vamos arrecadar menos impostos, mas sei que estamos a apoiar directamente os agregados familiares do concelho numa óptica de investimento nas pessoas e de reforço económico das famílias com filhos a cargo”. “A forma como temos vindo a apoiar os agregados familiares e os sinais que temos dado no incentivo à natalidade são exemplos da nossa preocupação com o bem-estar e o futuro do nosso concelho. Queremos continuar a desonerar os orçamentos familiares, na medida das possibilidades do orçamento municipal e proporcionar um estímulo diferenciador que posicione o concelho numa escala elevada de qualidade de vida e de apoio às famílias”, referiu.
A redução da taxa de IMI para 2016 foi ratificada na segunda-feira, dia 21 de Setembro, em Assembleia Municipal após ter sido aprovada pela Câmara Municipal.