Gouveia


O Município de Gouveia, que integra a rede cultural “Terras da Transumância”, a marca territorial que tem promovido a tradição pastoril e o património da transumância, vai promover, ao longo dos próximos meses, várias propostas para partir à descoberta de uma das mais simbólicas actividades do pastoreio: a transumância.
Em Gouveia, o programa no âmbito da rede irá contar com várias actividades artísticas e culturais, com início, a 11 de Junho, com a Romaria das Ovelhas de Arcozelo da Serra pelo Santo António. No dia 9 de Julho, tem lugar a Bênção dos Rebanhos de Vila Franca da Serra.
A Transumância dos rebanhos de Vila Nova de Tazem (descida) irá decorrer no mês de Agosto, em data ainda a definir, num momento que recria a identidade e autenticidade de uma prática ancestral (de subida ou descida) dos rebanhos da Serra da Estrela.
A programação deste ano termina a 8 de Setembro, com a Romaria da Nossa Senhora de Assedasse, em Folgosinho.
As inscrições para estas iniciativas já se encontram abertas, e os interessados podem fazer a inscrição através do formulário disponível online na página do Município.
Numa parceria com os Municípios do Fundão, Castro Daire, Gouveia e Seia e a Agência de Desenvolvimento Gardunha 21, as “Terras da Transumância” constituem um projecto de valorização em rede, que visa celebrar a cultura em torno desta tradição ancestral, afirmando estes territórios enquanto destinos turísticos culturais de excelência e que preservam a memória dos seus costumes.
Pela sua autenticidade, esta é uma “prática única” da pastorícia em Portugal, identitária destes territórios e que atrai pessoas a experimentarem esta vivência no terreno, com tudo o que envolve a prática da transumância.
A deslocação sazonal de rebanhos e seus pastores entre as Serras da Estrela, Gardunha e Montemuro, representa uma viagem pelos costumes e tradições destas regiões. Com os rebanhos seguiam os pastores, as canções e manifestações etnográficas.