Gouveia


O Município de Gouveia em parceria com quatro instituições bancárias do concelho (Montepio Geral, BPI, Crédito Agrícola e Novo Banco) ofereceu, na terça-feira, dia 6 de Janeiro, uma conta Poupança aos bebés nascidos e registados no concelho em 2014.
A iniciativa inseriu-se no âmbito das acções de promoção da natalidade fomentadas pela autarquia e abrangeu 70 crianças que, no ano passado, foram registadas no Município.
“A conta Poupança Bebé constitui-se através da abertura de conta bancária numa instituição parceira da iniciativa com o depósito no valor de 50,00 euros. A oferta da conta Poupança Bebé é uma iniciativa simbólica que visa assinalar a quebra da tendência de regressão de nascimento no concelho de Gouveia”, de acordo com a Câmara Municipal de Gouveia presidida por Luís Tadeu.
A autarquia refere que em 2014 nasceram 83 bebés, representando “um crescimento estimado em cerca de 30% quando comparado com o ano de 2013”. “O aumento de nascimentos em 2014 inverte a tendência de decréscimo registada nos últimos anos”, assinala. O Município de Gouveia lançou, em Março de 2014, um programa de estímulo à natalidade que promove o apoio directo na aquisição de bens e serviços para os recém-nascidos no valor de 1.000,00 euros no caso do primeiro filho e de 1.250,00 euros no caso do segundo filho, e ainda a comparticipação das despesas com a mensalidade das creches, desenvolvendo, desta forma, uma iniciativa directa de apoio à natalidade no concelho, com um investimento de 67 mil euros.