Gouveia


A gestão rigorosa das contas do Município de Gouveia coloca a autarquia na lista dos concelhos com maior capacidade de gestão dos seus recursos financeiros. Nos últimos 3 anos as despesas com pessoal e a aquisição de serviços ficaram abaixo de 35% da receita média arrecadada promovendo o equilíbrio das contas públicas.
Luís Tadeu, presidente da Câmara Municipal de Gouveia refere que a autarquia “tem consolidado o equilíbrio das contas”, sem que isso “diminua a capacidade de investimento em projectos municipais que beneficiam a cidade e o concelho”.
Também o vice-presidente da autarquia, Joaquim Lourenço de Sousa, com competências delegadas para a área financeira reconhece o esforço da autarquia no equilíbrio das contas, ao afirmar que o executivo tem “conseguido equilibrar a necessária ponderação financeira com um conjunto de investimentos no concelho”. E acrescenta: “A gestão prudente dos Orçamentos Municipais permite-nos estar numa posição financeira estável. A captação de fundos comunitários tem reflexos significativos nos investimentos efectuados permitindo a libertação de recursos próprios para garantir uma gestão equilibrada”.
O equilíbrio financeiro do Município de Gouveia também se tem consolidado através da redução da dívida municipal, é assinalado. “Em 2013 a dívida de médio longo prazo foi amortizada em cerca de um milhão e 300 mil euros e actualmente a Câmara Municipal de Gouveia possui um prazo médio de pagamento a fornecedores de 76 dias”, indica a autarquia em comunicado.