Gouveia


O Município de Gouveia assinalou o início do ano lectivo com uma sessão pública, no dia 13 de Setembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde entregou os cadernos de actividades para todos os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Este apoio que beneficia os alunos inscritos no 1º Ciclo do Ensino Básico do Concelho de Gouveia, corresponde a um investimento de cerca de 12.300 euros em livros de fichas por parte do Município de Gouveia, o que permite às famílias uma poupança média de cerca de 47 euros.
A rede de escolas do 1º ciclo do concelho de Gouveia é constituída por oito escolas e frequentadas por 326 alunos.
A Câmara Municipal de Gouveia investe por ano cerca de 700 mil euros em apoios educativos. A autarquia mantém a gratuitidade dos transportes escolares, promove as actividades de enriquecimento curricular, mantém em funcionamento uma cantina escolar e suporta a acção social escolar nomeadamente livros, refeições e apoio material contribuindo directamente para a qualificação do ensino no concelho e apoiando directa e indirectamente os agregados familiares.
Luís Tadeu, presidente da Câmara Municipal de Gouveia, reitera a importância de investir na educação e no futuro das crianças e jovens do concelho, proporcionando-lhes um futuro melhor, “uma vez que o importante é que estes jovens sintam a vontade de aprender, pois o conhecimento é a base da sociedade”.
Para além dos investimentos directos ao 1.º Ciclo, o Município apoia, ao abrigo do Regulamento do Programa “Gouveia Educa”, os jovens de diferentes níveis de ensino através de medidas de apoio em áreas como a frequência do ensino artístico, direccionado ao ensino básico; o apoio às deslocações e apoio económico dirigidos ao ensino superior; o apoio nos transportes escolares e ainda os prémios de mérito, que são transversais a todos os níveis de ensino. “Todas estas medidas de investimento directo nas crianças e jovens do concelho permitem estimular e promover o seu percurso escolar, proporcionando o acesso de todos à educação e formação”, refere a autarquia.