Projecto aposta no desenvolvimento social de concelhos do interior de Portugal


O Município de Gouveia, juntamente com os municípios de Lousã, Vila Velha de Rodão, Idanha-a-Nova, Fundão, Penela e Miranda do Corvo, integram a Iniciativa para a Economia Cívica, um projecto que pretende combater o desemprego, o despovoamento, a exclusão da terceira idade e a desadequação dos sistemas de ensino.
São sete os projectos-bandeira já definidos: Saúde Inteligente, Plataformas de Marketing Digital, Família Pública, Economia Intergeracional, Território Inclusivo, Eco-sistema TIC e Bio-Valley. São estas algumas das soluções inovadoras que as 7 Comunidades para a Economia Cívica se propõem desenvolver. Estas comunidades, que integram as Câmaras Municipais das regiões referidas e mais de 160 entidades públicas, privadas e da Economia Social, estão envolvidas num regime de co-responsabilidade e com uma forte participação da Cidadania, propondo-se a fazer face, de forma integrada, a desafios complexos como o despovoamento, o desemprego, a falta de valorização do capital sénior, doenças de risco e a falta de participação cívica, entre outros.
No próximo dia 6 de Julho, no Museu do Oriente, numa Sessão pública presidida por Maria Manuel Leitão, Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, serão apresentados os dossiers de investimento dos sete Projectos-bandeira inovadores da Associação para a Economia Cívica Portugal. Nos dias anteriores, os projectos serão submetidos à Cidadania destes territórios para debate e validação.