Gouveia


O Município de Gouveia comemora hoje, dia 9 de Junho, o Dia Eco-Escolas com actividades que irão decorrer entre as 9.00 e as 11.30 horas, no Parque da Ribeira e na Praça de S. Pedro e envolvem alunos das diversas escolas do concelho. Pelas 9.00 horas os alunos da Escola Básica de Gouveia, do Jardim-de-Infância de Gouveia, da Creche e Jardim-de-Infância da ABPG, da EB1 de Moimenta da Serra e do Jardim-de-Infância da Fundação “A Nossa Casa”, partem dos seus estabelecimentos de ensino até ao Jardim da Ribeira. Depois de uma pequena pausa para um pequeno lanche, prosseguem numa caminhada, desde o Parque da Ribeira, passando na Rua da Cardia até à Praça de S. Pedro. Durante o percurso animado pelos Fanfarricos do ABPG, estas crianças irão distribuir folhetos de sensibilização ambiental. Terminado o percurso na Praça de S. Pedro, e para descontrair da caminhada, haverá muita música, actividade física e um miminho para cada criança. Pelas 11.00 horas decorrerá a entrega de prémios do concurso de Natal referente ao Postal Ecológico.
Ainda durante a manhã, em Vila Nova de Tazem, decorrem também actividades relativas ao Dia Eco-Escolas desenvolvidas pela Escola Básica de Vila Nova de Tazem e pelo Jardim-de-Infância da Casa do Povo de Vila Nova de Tazem.
O Programa Eco-Escolas é um programa internacional da“Foundation for Environmental Education”. Pretende encorajar acções e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
No concelho de Gouveia o Programa Eco-Escolas esteve implementado, no ano lectivo de 2015/2016, na Escola Básica de Gouveia (em parceria com a EB1 de Moimenta da Serra), Escola Básica de Vila Nova de Tazem, no Jardim-de-Infância de Gouveia, na Creche e Jardim-de-Infância da ABPG, no Jardim-de-Infância da Casa do Povo de Vila Nova de Tazem e no Jardim-de-Infância da Fundação “A Nossa Casa”.
São parceiros desta iniciativa para além do Município de Gouveia, o CERVAS, o ICNF, a Freguesia de Gouveia, a Junta de Freguesia de Vila Nova de Tazem, a PSP, a GNR, os Bombeiros Voluntários de Gouveia, os Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Tazem, a Valormed, a empresa H. Sarah Trading, o Núcleo Regional da Quercus - Guarda e a Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão.