Gouveia


O Município de Gouveia vai assinalar hoje, dia 12 de Outubro, a data de nascimento do Pintor Abel Manta e o 10.º Aniversário do Prémio de Pintura Abel Manta. A iniciativa é assinalada com a Tertúlia “Abel Manta e Aquilino Ribeiro: Conversas Inacabadas II” e com a inauguração da exposição “10 Anos de Prémio Abel Manta de Pintura”, no Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta. A tertúlia “Abel Manta e Aquilino Ribeiro: Conversas Inacabadas II” é uma iniciativa cultural que está a ser desenvolvida, no âmbito do protocolo estabelecido entre a FAR - Fundação Aquilino Ribeiro, representada pelas autarquias de Moimenta da Beira, Sernancelhe e Vila Nova de Paiva e o Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta, representado pela autarquia de Gouveia. A exposição “10 Anos de Prémio Abel Manta” é composta por um conjunto de obras reunidas ao longo das 7 edições do Prémio Abel Manta de Pintura, que hoje constituem um interessante núcleo de Arte Contemporânea do Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta e que vai estar patente, de 12 de Outubro a 31 de Dezembro.
As actividades que assinalam o 10.º Aniversário do Prémio Abel Manta de Pintura iniciam-se às 21.00 horas, com uma performance ao som de “A Bailarina de Rodrigo Leão” pelo Projecto “Eu sou dança”. Às 21.30 horas, terá início a Tertúlia “Abel Manta e Aquilino Ribeiro: Conversas Inacabadas II”, sob a orientação de Paula Branco, dedicada à amizade entre Abel Manta e Aquilino Ribeiro. O programa culmina com a inauguração da exposição “10 Anos de Prémio Abel Manta”, apresentada pela directora do Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta, Margarida Noutel.
O Prémio Abel Manta de Pintura tem como objectivo homenagear o pintor Abel Manta, natural do concelho de Gouveia, promover os artistas plásticos nacionais, proporcionando a apresentação pública dos seus trabalhos e valorizando as Artes Plásticas como elemento chave da Programação Cultural do Município. Ao longo dos últimos 10 anos de Prémio Abel Manta de Pintura, foram realizadas 7 edições, com 391 concorrentes com 616 obras, foram premiadas 17 pinturas e distinguidos 14 artistas. Abel Manta nasceu em Gouveia, a 12 de Outubro de 1888, e faleceu em Lisboa, a 9 de Agosto de 1982.