Gouveia


No âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios, o Município de Gouveia iniciou diversas acções de prevenção contra incêndios para o ano de 2017. Estas acções consistem na redução da carga de combustíveis e na melhoria da rede viária florestal, através da regularização da superfície de caminhos, beneficiação/construção de valetas, desobstrução e construção de aquedutos, assim como a execução de parcelas de gestão de combustível através do uso da técnica de fogo controlado. Neste contexto, iniciou-se a execução da rede secundária de gestão de combustível em 61 hectares de área florestal, que consiste em proceder à limpeza dos matos de 10 metros para cada lado dos caminhos florestais. Esta acção abrange as freguesias de Gouveia, S. Paio e Folgosinho.
De igual modo, nas Freguesias de Gouveia, S. Paio, Folgosinho e União das Freguesias de Figueiró da Serra e Freixo da Serra estão em curso operações de regularização da plataforma, desobstrução e construção de aquedutos em cerca de 75 km de rede viária florestal. Estas operações foram financiadas pelo POSEUR. Ainda na Freguesia de Folgosinho, no local designado de Ribeira dos Termos, procedeu-se à gestão de combustível em 50 hectares, de acordo com o Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios, através da realização de uma acção de Fogo Controlado em parceria com o ICNF, Clube de Caça e Pesca de Folgosinho e as equipas de Sapadores Florestais de Folgosinho, de Santa Maria-Manteigas e de Fernão Joanes-Guarda.
Para finalizar estas acções de prevenção contra incêndios para o ano de 2017, o Município de Gouveia viu aprovada uma candidatura no âmbito do Programa PDR 2020, no valor de 213.418,95 euros, cujo objectivo é beneficiar 63 km de rede viária florestal, a implementar na Freguesia de Gouveia e na União das Freguesias de Aldeias e Mangualde da Serra, severamente afectadas pelo incêndio florestal ocorrido em 2015.