Gouveia


O Movimento Estrela Viva e a GO Romaria - Associação Cultural Gouveense vão organizar, no dia 4 de Fevereiro, pelas 10.00 horas, uma intervenção florestal e cultural no Curral do Negro, em Gouveia, Serra da Estrela.
A componente florestal desta acção conjunta visa recuperar uma das áreas afectadas pelo Grande Incêndio da Serra da Estrela, ocorrido no passado Verão e que destruiu mais de um quarto do Parque Natural da Serra da Estrela. A área a intervencionar situa-se em encosta que drena para uma ribeira que fornece água para abastecimento público de uma das maiores aldeias da região, São Paio, e para rega de uma vasta zona agro-pastoril, antes de desaguar no Rio Mondego.
A intervenção florestal, que será realizada com o apoio técnico do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Gouveia e da URZE - Associação Florestal da Encosta da Serra da Estrela, centrar-se-á fundamentalmente na limpeza da área ardida e no aproveitamento de sobrantes para a construção de barreiras naturais que travem a força das águas em caso de chuva forte e impeçam o arrastamento de solo fértil. Desta forma, será possível reter água e matéria orgânica na encosta, o que permitirá o crescimento futuro de um coberto vegetal nestas zonas, a infiltração destas águas em aquíferos subterrâneos, o não assoreamento de uma ribeira crítica para as populações locais e a minimização do risco de enxurradas nessa mesma ribeira.
No final da intervenção florestal vai decorrer no Parque de Campismo Curral do Negro uma intervenção eco-cultural, que contempla a devolução de uma ave selvagem à natureza pelo CERVAS - Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens, bem como um lanche-convívio para partilha de experiências proporcionado pela Junta de Freguesia de Gouveia e um momento musical com a curadoria da GO Romaria.