Gouveia


A primeira edição das Jornadas de Exercício Físico e Desporto, que vão decorrer em Gouveia nos dias 19, 20 e 21 de Setembro.
As Jornadas de Exercício Físico e Desporto têm como objectivo ir ao encontro das necessidades de Técnicos Autárquicos na área do Desporto, de Técnicos Desportivos, de Professores de Educação Física, e de outras áreas de trabalho que se revejam nos temas propostos como uma forma de aumento de conhecimentos e dotar os participantes de novas ferramentas de informação actualizada, que lhes permita tornar o seu desempenho profissional mais profícuo.
A primeira edição das Jornadas de Exercício Físico e Desporto tem como parceiro institucional o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) e o Plano Nacional de Ética no Desporto e onde estarão representados vários organismos estatais, nomeadamente a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), a DGS através do Programa Nacional de Promoção de Actividade Física, e a Associação Geopark Estrela.
Os oradores das jornadas são docentes e doutorados de inúmeras instituições de Ensino Superior Universitário e Politécnico, tais como Universidade de Évora, Universidade de Coimbra, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Universidade Nova de Lisboa, Instituto Politécnico da Guarda, Instituto Politécnico de Viseu.
O primeiro dia das Jornadas decorre esta quinta-feira, na Escola Básica de Gouveia e apresenta-se em formato de Workshop Teorico-Prático, enquadrado no Projecto Gym4All, vencedor do Orçamento Participativo Jovem 2017, do qual faz parte o Município de Gouveia, Seia e Oliveira de Hospital, onde se pretende o desenvolvimento local e regional da Ginástica Desportiva. Este primeiro dia das Jornadas conta com o apoio do Agrupamento de Escolas de Gouveia.
A 20 e 21 de Setembro, no Teatro Cine de Gouveia, as Jornadas propõem ser um momento de partilha de conhecimentos e de reflexão científica, nas áreas do Exercício Físico desenvolvido pelas Autarquias nas comunidades locais.
Dividido em 4 painéis, o segundo dia irá abordar temas relacionados com a importância do desporto na idade infantil e na idade sénior, a importância da prática desportiva na saúde e a importância das autarquias como fomentadoras de exercício físico.
O terceiro dia das Jornadas tem como tema principal a formação desportiva, com subtemas como a nutrição, lesões desportivas novas tecnologias e ética no desporto.