Gouveia


“O Centro de Portugal como Destino de Enoturismo, Enoturismo: Factores críticos de sucesso” é o tema das “VIII Jornadas de Enoturismo” que começaram esta quarta-feira e terminam amanhã, 14 de Dezembro, no Centro Cultural de Vila Nova de Tazem, no concelho de Gouveia.
A iniciativa é promovida por uma comissão organizadora, composta pela Comissão Vitivinícola da Bairrada, Comissão Vitivinícola da Beira Interior, Comissão Vitivinícola Regional do Dão, Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, Comissão Vitivinícola Regional do Tejo, Turismo Centro de Portugal, Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e Associação Rota da Bairrada e desenvolvida no âmbito do ‘Programa Estratégico de Apoio à Fileira do Vinho’, com o apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro (CCDRC) e Centro 2020.
Com início no dia 12 de Dezembro, na Casa da Ínsua, em Penalva do Castelo, o programa continua hoje, dia 13, no Solar do Vinho do Dão, em Viseu, com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, e um painel de oradores multidisciplinar.
Estão ainda delineadas, após o almoço no Solar do Vinho do Dão, uma visita à empresa Caminhos Cruzados e outra visita ao Paço dos Cunhas de Santar, Nelas, com um jantar vínico a finalizar o dia.
No dia 14 de Dezembro, sexta-feira, o Centro Cultural de Vila Nova de Tazem recebe o último dia das Jornadas, acolhendo os participantes pelas 9.30horas e seguindo-se o terceiro painel de oradores, com início pelas 10.00 horas, com a moderadora Cristina Barroco, directora da Licenciatura em Turismo do Instituto Politécnico de Viseu. Os oradores são Tânia Cardoso da Quinta do Seixo; Miguel Ribeiro, do Hotel Monverde e Luísa Amorim da Quinta Nova N. S. Carmo – “Beste Wine Resorts In The World 2018”.
A sessão de encerramento fica a cargo de Arlindo Cunha, Presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, pelas 12.00 horas. Estão ainda agendadas para os participantes visitas à Casa da Passarella e ao Hotel Rural Madre de Água.