Gouveia


Alípio de Melo, antigo autarca de Gouveia, vai ser homenageado por um grupo de amigos, constituídos em comissão organizadora, de onde sobressaem outros antigos e actuais autarcas e alguns nomes conhecidos do universo político local e nacional. O General Ramalho Eanes, ex-Presidente da República com quem Alípio de Melo cultivou um especial relacionamento, preside à Comissão de Honra desta Homenagem.
Esta iniciativa compreenderá a realização de algumas sessões ou colóquios temáticos, protagonizados por figuras conhecidas dos meios políticos, culturais e universitários que, de Outubro a Dezembro, se deslocarão a Gouveia para esse efeito.
A primeira iniciativa, marcada para o dia 7 de Outubro, será um debate subordinado ao tema “Ser Presidente da Câmara” que contará com a participação de João Soares e Maria da Luz Rosinha, ex-presidentes das Câmaras Municipais de Lisboa e Vila Franca de Xira, respectivamente.
O programa de homenagem ao ex-autarca e de celebração dos 40 anos de Poder Local democrático culminará com um Almoço-Convívio, aberto a quem queira participar, a realizar no dia 18 de Dezembro.
Alípio de Melo – que este ano assinala 75 anos de vida - foi o primeiro presidente da Câmara de Gouveia eleito no regime democrático saído da Revolução de 25 de Abril, nas primeiras eleições para as autarquias locais, realizadas em 12 de Dezembro de 1976.