Gouveia


“Analfabetic Lovers” do artista plástico João Noutel foi a obra escolhida pelo júri do Prémio Abel Manta de Pintura 2015. A 6.ª edição do prémio foi lançada pelo Município de Gouveia em Fevereiro e reuniu a concurso 70 obras de 50 artistas nacionais.
O júri de selecção do Prémio Abel Manta de Pintura foi composto pela arquitecta Isabel Manta, neta do pintor Abel Manta, pela artista plástica Mónica Nogueira e pelo arquitecto Raimundo Aires. Para além da obra vencedora, o júri escolheu 12 obras que vão estar em exposição alusiva ao prémio que estará patente no Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta. A entrega do Prémio Abel Manta de Pintura, com um valor monetário de 5000 euros, e a inauguração da exposição vão decorrer a 7 de Agosto integrados no programa das Festas do Senhor do Calvário 2015.
O Prémio Abel Manta de Pintura é uma iniciativa do Município de Gouveia que em 2015 cumpre a sua 6.º edição com um duplo objectivo: valorizar as artes plásticas e os artistas nacionais e assinalar o 30.º aniversário do Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta.
O prémio de pintura e o Museu Municipal são duas acções concretas da autarquia de Gouveia na valorização do património imaterial do concelho, valorizando e homenageando o mestre Abel Manta, natural de Gouveia. Com um percurso artístico inconfundível, Abel Manta foi dos maiores pintores modernistas portugueses. Faleceu em Lisboa a 9 de Agosto de 1982.