Gouveia


João Miguel Santos, natural de Lisboa, um dos nove concorrentes, venceu o concurso “Um mural para João Abel Manta”. O júri do concurso seleccionou a obra apresentada pelo jovem designer considerando a interligação da proposta criativa com a mensagem incontornável dos trabalhos de João Abel Manta.
O concurso “Um Mural para João Abel Manta” foi lançado pelo Município de Gouveia e pelo Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta, com o objectivo seleccionar uma proposta criativa que homenageie a obra gráfica de João Abel Manta, enquanto intérprete visual incontornável da história contemporânea, nomeadamente da revolução do 25 de Abril de 1974.
O vencedor, João Miguel Santos, vai receber um prémio monetário no valor de 2.500 euros e para além do prémio financeiro, irá materializar a obra vencedora. A pintura mural com a dimensão de 10 metros de comprimento por 4 metros de altura será executada na Praça do Tribunal, em Gouveia.
Participaram no concurso “Um Mural para João Abel Manta” nove propostas criativas originais, inspiradas na obra gráfica de João Abel Manta
O júri, presidido por Pedro Piedade Marques, curador da exposição “O Retrato em João Abel Manta – Perfis para as Selectas”, pela Arquitecta Isabel Manta, filha de João Abel Manta e pelo Vereador Permanente com o Pelouro da Cultura, José Nuno Santos seleccionou a proposta vencedora de João Miguel Santos, tendo ainda referenciado uma segunda proposta criativa pela sua linguagem artística e originalidade estética.