O Município de Gouveia vai comemorar, entre os dias 14 e 21 de Março, a Semana da Floresta, com a promoção de várias acções que envolvem as diferentes faixas etárias. Com a iniciativa a autarquia pretende sensibilizar a comunidade para a importância da protecção florestal, nomeadamente para a relação que existe entre incêndios, a erosão dos solos e a reflorestação das áreas ardidas.

De 14 a 18 de Março as acções serão direccionadas para as escolas do 1.º Ciclo e Jardins-de-infância. Para além das acções de sensibilização sobre o tema e a plantação simbólica de árvores, cada turma irá colocar uma semente numa cuvete, que será carinhosamente cuidada pelas crianças e que será plantada em 2017. No dia 19 de Março o Município alia o Dia do Pai à Semana da Floresta. Neste dia será realizada uma caminhada intitulada “No dia do pai dê mais vida ao seu filho”. Esta iniciativa tem como objectivo sensibilizar pais e filhos e restante comunidade para a importância das árvores no meio ambiente. Durante o percurso serão plantadas algumas árvores em locais estratégicos determinados pelo Município. A concentração será às 8.30 horas, junto aos Paços do Concelho de Gouveia, onde será disponibilizado um autocarro, com destino ao Curral do Negro onde terá início a caminhada. Para encerrar as comemorações da Semana da Floresta, no dia 21 de Março, o Município de Gouveia, em colaboração com os participantes no Festival do Secundário, irá plantar 1.000 árvores no Parque da Senhora dos Verdes.

Durante a Semana da Floresta a Câmara Municipal de Gouveia contará com a participação dos munícipes e de várias instituições do concelho, cumprindo assim o objectivo de reflorestar parte da área ardida com a plantação de 9.000 árvores, contribuindo para diminuição da erosão dos solos.