Gouveia


De 5 a 7 de Maio, o Teatro Cine de Gouveia acolhe mais uma edição do “Gouveia Art Rock 2017” um Festival dedicado ao Rock progressivo, que teve início em 2003.
Considerado um dos mais importantes do mundo dentro do género, o Gouveia Art Rock terá este ano a sua décima quarta edição e, perante o sucesso, a aposta no Festival tem vindo a afirmar Gouveia como a cidade da música progressiva.
Este festival baseia-se no género musical conhecido como rock progressivo (também abreviado para prog rock ou simplesmente prog), um estilo de música rock com influências da música clássica e do jazz, que surgiu no fim da década de 1960 em Inglaterra, e que se tornou muito popular na década seguinte, contando ainda hoje com muitos adeptos.
A décima quarta edição do Festival terá o primeiro concerto, no dia 5 pelas 21.30 horas, nos Paços do Concelho, com os GRYPHON, em formato acústico.
No segundo dia do festival, sábado 6 de Maio, a partir das 15.00 horas, actuam os LOOMINGS e PROMENADE, seguido de intervalo para jantar. No Teatro Cine de Gouveia a partir das 21.30 horas, haverá os concertos do músico JOE STILGOE e dos GRYPHON.
No terceiro dia, domingo, 7 de Maio, as actividades do festival começam pelas 10.00 horas na Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira, com debates sobre música e o Festival, animado pelos músicos que constituem o cartaz do Festival. Pelas 15.00 horas, o Teatro Cine de Gouveia abre novamente as portas para o terceiro dia de concertos com a actuação dos ISILDURS BANE, seguido de um recital com a formação musical LVDVS TEMPORVM, na Igreja de S. Pedro, matriz de Gouveia.
A partir das 21.30 horas, iniciar-se-á o Concerto de encerramento com os JETHRO TULL, cabeça de cartaz do Festival.