Gouveia


A GNR recolheu vários explosivos de guerra, já desactivados, que se encontravam abandonados num descampado, junto da localidade de Aldeias, no concelho de Gouveia.
O Comando Territorial da GNR da Guarda anunciou que elementos da equipa EOD - Explosive Ordenance Disposal (Equipa de Inactivação de Agentes Explosivos) recolheram no local 4 disparadores, uma mola disparador, uma mina antipessoal, uma granada de mão defensiva e outra granada de instrução.
Os explosivos, que “já estavam desactivados e não apresentavam qualquer perigo”, foram recolhidos pela equipa EOD e posteriormente destruídos na Carreira de Tiro da Guarda. Os materiais encontrados “eram utilizados na Guerra do Ultramar” e a sua proveniência está a ser investigada pela GNR.
Os explosivos “terão sido colocados recentemente no local” onde foram detectados por um militar da GNR reformado que alertou o Destacamento Territorial de Gouveia.
Logo que foi dado o alerta, a GNR deslocou para o local elementos do Núcleo de Investigação Criminal de Gouveia, que confirmaram a presença dos explosivos e deram conhecimento à equipa EOD que os recolheu e destruiu.