Gouveia


As inscrições para a Formação em Museologia, que vai decorrer em Gouveia, encontram-se encerradas por ter sido atingido o número máximo de participantes em cada acção. A Direcção Regional da Cultura do Centro e a Câmara Municipal de Gouveia estão a desenvolver esforços para encontrar uma nova solução que permita a reabertura das inscrições.
A Formação em Museologia é promovida pelo Município de Gouveia, através do Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta e em parceria com a Direcção Regional da Cultura do Centro. Esta acção vai decorrer nos dias 17,18,19, 27 e 28 de Abril, no auditório da Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira, em Gouveia.
O ciclo integra 10 acções de formação palestradas por reconhecidos especialistas da área, limitadas a 30 participantes por sessão, com frequência gratuita e inscrição obrigatória.
Esta iniciativa visa promover a capacitação dos profissionais dos museus da região Centro e enquadra-se nos objectivos e acções da Estratégia de Desenvolvimento Regional de Cultura do Centro 2030, delineada pela Direcção Regional da Cultura do Centro.
As sessões pretendem abordar temáticas diversificadas no campo da museologia, nomeadamente as matérias relacionadas com o Plano de Segurança, Mediação Cultural e Serviços Educativos; Acolhimento de Públicos; Marketing Cultural; Legislação cultural; Montagem de Exposições e Acessibilidade; Funções Museológicas, Curadoria; Conservação Preventiva e gestão de Museus.
A sessão de abertura do ciclo de formação, agendada para dia 17 de Abril, conta com a presença da Diretora Regional de Cultura do Centro, Suzana Menezes e do Presidente da Câmara de Gouveia, Luís Tadeu.