Gouveia | Folgosinho


O Município de Gouveia, em parceria com a Junta de Freguesia de Folgosinho, os Baldios de Folgosinho e a Associação FOLGONATUR, organiza, de 1 a 3 de Novembro, mais uma edição da Festa da Castanha, em Folgosinho. A edição de 2019 tem um programa em torno da Castanha, do Castanheiro e do Souto, que contempla vários momentos de formação e qualificação de produtores e potenciais produtores, em matérias que merecem a atenção do sector.
Haverá espaços de exposição e venda directa de castanha, produtos derivados da castanha e outros produtos gastronómicos típicos desta região de montanha.
No dia 1 de Novembro é inaugurada a Festa da Castanha com participação da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Folgosinho. O Grupo de Concertinas de Folgosinho e a Banda Índice vão animar a noite de sexta-feira.
No sábado, dia 2 de Novembro, tem lugar, da parte da manhã, um Seminário que vai incidir sobre a temática dos soutos e da floresta e que vai decorrer na Junta de freguesia de Folgosinho. A parte da tarde contará com um workshop de cogumelos selvagens e respectiva saída de campo, a que se segue um show cooking e o Concurso de Doçaria de Castanha. A noite será abrilhantada pelo concerto de Iran Costa.
No último dia, domingo, está programada uma caminhada com plantação de castanheiros e uma visita guiada ao património histórico de Folgosinho. O Grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior de Gouveia e o Rancho Folclórico Cancioneiro de Folgosinho animam o evento que termina com um magusto comunitário e a tradicional sopa da castanha.