Gouveia


A artista plástica Fátima Teles, natural do Penedono, é a vencedora do Prémio Abel Manta de Pintura 2019, com a obra “Timeless”, uma pintura em acrílico sobre tela.
Licenciada em Artes Plásticas – Pintura, pela Escola Superior de Tecnologia de Tomar, trabalhou como docente de Expressão plástica e de educação Visual. Tem desenvolvido o seu trabalho utilizando alguns princípios matemáticos e geométricos, estabelecendo uma simbiose entre a linha, a cor e a geometria.
Do seu currículo constam o 1º Prémio de Escultura, X Edição do Concurso de Artes Plásticas da Fundação INATEL 2014; 1º Prémio de Pintura, XII Bienal de Pintura do Eixo Atlântico 2017; uma Menção honrosa, XI Bienal de Pintura do Eixo Atlântico 2015; fez ainda parte da selecção portuguesa para a Biennale Jeune Création Européenne 2015/2017.
Nesta 8ª edição do Prémio, estiveram a concurso 105 pinturas de 71 artistas.
O Júri foi constituído pela Arquitecta Isabel Manta, neta de Abel Manta e Presidente de Júri, pela Artista Plástica Mónica Nogueira e pelo Fotógrafo Manuel Ferreira, em representação do Município de Gouveia.
Nesta edição do Prémio foram, ainda, seleccionadas para exposição, os seguintes trabalhos: “I Had a Dream”, de Ana Ferreira; “Keep on Changing 1 e Keep on Changing 2”, de Sofia Leitão; “As Musas, de José Manuel Pereira”; “Aurora”, de Irene Felizardo; “Marés”, de Bela Branquinho; “We can´t go home”, de Rafael Oliveira; “Tiro - Um Homem que Consegue Mudar 7 ou Alterações Climáticas ou Uma Breve Reflexão Sobre o Pôr do Sol”, de Alexandre Coxo.
De acordo com o regulamento, para os artistas não seleccionados inicia-se, agora e até ao próximo dia 30 de Junho, o prazo regulamentar para recolha das suas obras, data a partir da qual reverterão para o Município de Gouveia.
Instituído pelo Município de Gouveia em 2007, por ocasião do 25º aniversário da morte do Pintor Abel Manta, o Prémio Abel Manta de Pintura visa promover artistas plásticos nacionais, proporcionando a apresentação pública dos seus trabalhos e valorizando as Artes Plásticas como elemento chave da programação Cultural do Município.
O pintor Abel Manta nasceu em Gouveia a 12 de Outubro de 1888 e faleceu em Lisboa no dia 9 de Agosto de 1982. O Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta, em Gouveia, ocupa um edifício setecentista, o antigo Solar dos Condes de Vinhó e Almedina.