Gouveia


O Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia, em articulação com as Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários do concelho de Gouveia, está a promover, ao longo dos fins-de-semana do mês de Maio, um conjunto de Exposições Temáticas em torno dos “Carros de Bombeiros”.
As exposições tiveram início a 7 e 8 de Maio, com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Gouveia a mostrar um camião Dodge Power Wagon de 1977, frente aos Paços do Concelho. O veículo, com motor a gasolina de alta cilindrada, foi produzido na era dos ‘muscle cars’. Ainda originalmente desenvolvido para uso militar, foi posteriormente adaptado ao combate a incêndios.
Criada em 1904, a Associação Humanitária dos Bombeiros de Gouveia teve os seus primeiros carros de tração animal, que vinham equipados com bomba e material de incêndio.
A primeira grande missão da corporação decorreu um ano depois, tocava o alarme na torre da Igreja de S. Julião, que alertava para um incêndio na fábrica de lanifícios de S. Paio.
Com o passar das décadas e com a evolução dos transportes, a associação adquiriu, com o apoio e esforço de muitos, uma ambulância CHENARD WALKER.
A iniciativa prossegue a 14 e 15 de Maio, com os Bombeiros de Folgosinho, a 21 e 22 de Maio, com os Bombeiros de Melo e a 28 e 29 de Maio, com os Bombeiros de Vila Nova de Tazem.