Gouveia


No Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta, em Gouveia, está parente ao público, até ao dia 4 de Janeiro, uma exposição de fotografia da autoria de Eduardo Gageiro.
O fotógrafo nasceu em Sacavém a 16 de Fevereiro de 1935 e com apenas 12 anos publicou no Diário de Notícias, a sua primeira fotografia, que teve honras de primeira página. Desde aí foi repórter fotográfico em diversas publicações, nomeadamente no Diário Ilustrado, O Século Ilustrado, Eva, Almanaque, Match Magazine, Associated Press (Portugal) e editor da revista Sábado. Actualmente trabalha como freelancer.  
Considerado um dos melhores fotógrafos portugueses de sempre, Gageiro esteve presente nos momentos mais marcantes da história recente do nosso país, com especial destaque para o 25 de Abril. No dia 25 de Abril de 1974, Eduardo Gageiro captou centenas de momentos, entre os quais o instante decisivo da revolução, quando o capitão Salgueiro Maia regressava das negociações na rua do Arsenal. Muitas das fotografias tiradas neste dia foram publicadas no jornal diário “O Século”.