Festival Cultural da Serra da Estrela


O espectáculo “A Lenda da Serra da Estrela”, um projecto da Escola Velha Teatro de Gouveia, que conta com parceiros como a Sociedade Musical Gouveense, a Escola de Música de Gouveia, o Grupo de Cantares “O Salgueirinho”, a Casa de Vilar, Associação Cultural e Artística e com a cantora lírica Ana Carina Reis, tem estreia marcada para o dia 18 de Junho, em Fornos de Algodres, no Largo da Igreja da Misericórdia.
A iniciativa integra o Festival Cultural da Serra da Estrela, uma Bolsa Artística que promove a itinerância cultural entre os municípios que compõem a rede cultural da Serra da Estrela (Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Manteigas e Seia), onde se integram projectos artísticos dos 5 Municípios, tendo como objectivo reforçar a visibilidade e valorizar os artistas e grupos artístico-culturais locais. A Bolsa Artística para a Itinerância Cultural assenta num conceito de colaboração e cooperação entre as associações locais dos 5 Municípios que se unem com o desígnio de afirmar a cultura identitária da Serra da Estrela.
O espectáculo de Gouveia, “A Lenda da Serra da Estrela é uma viagem por uma estória partilhada de geração em geração. A iconografia serrana alia-se a uma dramaturgia cinemática, dramática e musical para abordar questões imemoriais da interacção humana com o meio ambiente. “A procura de um pastor pela sua identidade e transcendência é aqui também um olhar sobre como vivemos os nossos dias, como lidamos com o desconhecido, como alcançamos objetivos e que valores nos regem”, explica a organização.
A estreia está marcada Depois da estreia em Fornos de Algodres, no dia 18 de Junho, seguem-se os espectáculos em Gouveia - na Praça do município (2 de Julho), Manteigas - frente ao município (9 de Julho), Seia - na praça do município (16 de Julho) e Celorico da Beira - no Largo de Santa Maria (13 de Agosto).
Este projecto conta com a participação de várias pessoas da comunidade.