Gouveia


A Federação das Associações Juvenis do Distrito da Guarda – FAJDG vai realizar o 22º Encontro Distrital de Associações Juvenis, nos dias 30 de Novembro, 1 e 2 de Dezembro, em Gouveia.
A iniciativa pretende promover a reflexão e discussão, tendo como ideias chave, os conceitos de juventude e participação social, os jovens e a democracia, cidadania activa, comunicação inclusiva e educação não formal.
O Encontro integra um painel intitulado “Viver Local, Comunicar Global”, que contará com a presença de Paulo Prata, jornalista do Jornal Notícias de Gouveia, Patrícia Figueiredo e Dina Aguiar, jornalista da RTP. Do programa também fazem parte workshops de novas tecnologias na gestão associativa.
Os participantes terão ainda oportunidade de visitar o património natural e edificado do concelho de Gouveia, realizar visitas guiadas ao Museu da Miniatura Automóvel, ao parque ecológico a diversas explorações vitivinícolas do concelho, realizar o Roteiro Vergiliano pela aldeia de Melo que passa pela casa onde nasceu Vergílio Ferreira e alguns lugares que marcaram a sua vida e obra literária, entre muitas outras actividades.
Haverá também oportunidade de as associações juvenis apresentarem na concorrida mostra associativa o que de melhor fazem junto dos jovens e suas comunidades, numa perspectiva cultural e social.
O debate sobre políticas públicas de juventude terá lugar no domingo, na tradicional “Hora de partir a loiça!”, seguindo-se a apresentação e votação do documento de conclusões.
O Encontro vai proporcionar inúmeros momentos de partilha, convívio, e troca de experiências, contando com representantes das Federações Regionais, bem como da Federação Nacional de Associações Juvenis – FNAJ.
A organização espera cerca de uma centena e meia de participantes, que terão oportunidade de descobrir o património, cultura e gastronomia do concelho de Gouveia, bem como contribuir para o seu desenvolvimento económico.