Gouveia


O Município de Gouveia e a EDM - Empresa de Desenvolvimento Mineiro, S.A. assinaram no sábado, dia 21 de Janeiro, o auto de consignação da Empreitada de Recuperação Ambiental das Antigas Áreas Mineiras do concelho de Gouveia, um investimento de cerca de 2,5 milhões de euros. A cerimónia do Auto de Consignação da Empreitada de Recuperação Ambiental das Antigas Áreas Mineiras de Castelejo, Formiga e Vale de Videira realizou-se no Salão Nobre da Câmara Municipal de Gouveia e foi presidida pelo Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches.
Na mesma ocasião foi ainda assinado, entre o Município de Gouveia e a EDM, um Acordo de Parceria que visa o aproveitamento e a valorização do potencial cultural, turístico, geológico e mineiro dos territórios das antigas áreas mineiras existentes no concelho de Gouveia. Para além da empreitada de recuperação ambiental, a intervenção integra ainda a realização dos estudos e projectos necessários, a fiscalização técnica, a coordenação de segurança em obra, a fiscalização ambiental e um conjunto de serviços de monitorização ambiental e radiométrica.
A empreitada está englobada na recuperação ambiental das antigas áreas mineiras dos concelhos de Gouveia, Fornos de Algodres e Mangualde e foi adjudicada à empresa CONDURIL - Engenharia S.A. pelo valor de 2.952.000,01 euros, tendo como prazo de execução um ano.
A intervenção da EDM desenvolve-se ao abrigo do contrato de concessão que o Estado lhe outorgou, com exclusivo, para a recuperação ambiental das áreas mineiras degradadas (DL 198-A/2001-3/7), e as obras serão, em parte relevante, financiadas por fundos europeus estruturais de investimento, mediante candidatura aprovada pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Uso Eficiente dos Recursos (POSEUR).