Alvoco da Serra
Descoberta da riqueza da história e tradições nas comemorações do Solstício de Verão

A aldeia de Alvoco da Serra, no concelho de Seia, vai promover, nos dias 14 e 15 de Junho, a Festa do Solstício, convidando os participantes à descoberta da riqueza da sua história e tradições.
O evento também inclui a tradicional Caminhada do Lampião, em que sob o olhar atento da lua e com a luz de um lampião se percorrem os caminhos que eram calcorreados para fazer a gestão das águas das levadas. De acordo com a organização, será uma experiência única onde não faltam as tasquinhas da aldeia, os verdadeiros sabores da montanha, o artesanato e a Feira quinhentista, considerada “uma viagem inesquecível ao passado e à história”.
De acordo com o programa, no dia 14, sábado, pelas 12.00 horas, terá lugar a abertura da Feira Quinhentista. Entre as 15.00 e as 19.00 horas haverá Recriações Históricas (VIV´ARTE) e animação de rua com os grupos Adufeiras do Paúl e Sons da Serra. Será também realizado um Cortejo Histórico pelas ruas da aldeia e danças votivas ao sol. Pelas 22.00 horas começa a tradicional Caminhada do Lampião e, às 24.00 horas, será representada a “Lenda do Diabo e das 3 árvores” e haverá animação com malabares de fogo.
No domingo, dia 15, pelas 12.00 horas haverá uma arruada pelas ruas da aldeia e, a partir das 15.00 horas terão lugar recriações históricas (VIV´ARTE) e animação de rua com o grupo Sons da Serra. Está também programada a realização de um Cortejo Histórico e a teatralização da Carta de Foral. O encerramento da Festa do Solstício de Verão está marcado para as 21.00 horas.