Gouveia


O Município de Gouveia tem marcado para hoje, 21 de Novembro, a iniciativa “Conversas sobre a Febre Q – A importância da saúde animal para o bem-estar do Homem”.
Estão previstas duas sessões, a primeira decorrerá na Escola Primária em Nabaínhos pelas 10.30 horas e a segunda sessão realiza-se às 14.15 horas na Sede da Liga dos Amigos de Rio Torto.
As Conversas sobre a Febre Q – a importância da saúde animal para o bem-estar do Homem”, contarão com a presença de Rita Cruz, médica veterinária executora da Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela (Ancose) e docente da Escola Superior Agrária de Viseu (ESAV) e abordará a temática “Febre Q – profilaxia e tratamento em ovinos e caprinos”.
Gil Barreiros, médico de profissão que já foi director de serviços de saúde da nova sub-região de saúde da Guarda e exerceu funções de coordenador médico da sub-região de saúde da Guarda, vai falar sobre a “Febre Q no ser Humano”.
A febre Q é causada pela bactéria Coxiella burnetii, estando presente em todos os países do mundo, excepto na Nova Zelândia. Tem um leque muito alargado de hospedeiros: bovinos, caprinos e ovinos, mas também carraças, aves, cães, gatos e animais silvestres, como texugos ou veados.
A bactéria Coxiella burnetii provoca também, a Febre Q em seres humanos e pode ser transmitida entre animais e o Homem, pelo que se insere no grupo das doenças chamadas de zoonoses, sendo considerada uma doença emergente, por estas razões, constitui um perigo para a saúde pública.
Neste dia serão debatidas as problemáticas da doença nos animais, mas também no ser humano, uma forma de alertar a população que convive com animais, nomeadamente produtores / criadores e médicos veterinários, para os riscos e sinais de infecção, mas também para a adopção de práticas de prevenção.