Gouveia


A instalação de um HUB Criativo em Gouveia, que proporcione condições para a fixação de jovens naquele concelho do distrito da Guarda, é o projecto proposto pela comunidade local à Iniciativa para a Economia Cívica. “Pretende-se pois, instalar em Gouveia um HUB Criativo, que proporcione condições para a fixação de jovens criativos, que contribuam para a emergência de novos produtos e serviços, reinventando a história, ou seja, introduzindo no saber-fazer tradicional processos de inovação, que contribuam para o aumento da competitividade do concelho”, adiantou o grupo de trabalho que foi criado para o efeito e que abrange o Município, a Associação de Desenvolvimento Rural da Serra da Estrela, a Associação de Beneficência Popular de Gouveia, o Agrupamento de Escolas, o Instituto de Gouveia - Escola Profissional, a Agência para o Desenvolvimento de Negócios, Paulo Mota (empresário) e Sérgio Cipriano (representante do movimento de cidadania de Gouveia).
Ao HUB Criativo estarão associadas entidades locais, regionais e nacionais, “que disponibilizarão um conjunto de serviços de apoio técnico a quem pretenda testar novos modelos de negócio associados aos activos do concelho”. “Contudo, a montante desta iniciativa, é fundamental a capacitação de todos os envolvidos, assim como o desenvolvimento de políticas que atraiam novos públicos para o concelho”, assinala.
No âmbito do projecto “pretende-se estabelecer protocolos com instituições de ensino, no sentido de se criarem sinergias entre o sistema científico e o mercado de trabalho, criando mais valor nos produtos e serviços prestados”. No dia 25 de Abril de 2015 foi constituída a Comunidade para a Economia Cívica de Gouveia, uma iniciativa que visa testar um novo modelo económico e social de base local, assente numa colaboração activa entre entidades públicas e privadas, da economia social e da cidadania. “Ao longo destes quinze meses, foi percorrido um caminho, onde se reflectiu acerca da realidade concelhia e se equacionaram diferentes formas de ultrapassar os constrangimentos existentes, nomeadamente a diminuição e envelhecimento da população (problema intrínseco a todo o interior do país), através de um aproveitamento criativo dos recursos existentes”, refere o grupo de trabalho. A Comunidade para a Economia Cívica de Gouveia explica ainda que “pretende criar um ambiente favorável à partilha de conhecimentos e experiências que se traduzam numa nova lógica económica e social”.
Os 7 Projectos-bandeira que estão a ser elaborados a nível nacional pelas Comunidades para a Economia Cívica foram apresentados na quarta-feira, em Lisboa, no Museu do Oriente. Para além de Gouveia, o projecto também envolve os Municípios de Penela, Miranda do Corvo, Idanha-a-Nova, Vila Velha de Ródão, Fundão e Lousã.