Gouveia


Decorreu em Gouveia, no dia 19 de Setembro, o 1.º Congresso da Rede das Comunidades para a Economia Cívica, uma iniciativa que agrega 9 comunidades para a Economia Cívica, baseadas nos concelhos de Gouveia, Fundão, Bragança, Vila Real, Penela, Miranda do Corvo, Lousã, Vila Velha de Ródão e Idanha-a-Nova. Estiveram reunidos cerca de 80 membros vindos das comunidades que compõem a Rede de Comunidades para a Economia Cívica.
Durante o encontro foi apresentado o trabalho realizado durante seis meses de mapeamento dos problemas e desafios societais complexos com que estas comunidades se confrontam e identificados os principais eixos em que as comunidades decidiram intervir em conjunto no sentido de encontrar soluções inovadoras e sustentáveis que sejam transversais a todas elas. Cada comunidade irá agora especializar-se num destes eixos e liderar o desenvolvimento de projectos âncora-bandeira envolvendo para este efeito a cidadania dos seus territórios. Nas próximas semanas o Conselho de Administração da Associação para a Economia Cívica, entidade gestora da Rede, vai decidir quais são esses eixos e quais são as comunidades que irão liderar a sua implementação e submeter a decisão à aprovação das comunidades.
De forma imediata a Equipa Técnica da Associação irá promover a criação dos instrumentos e mecanismos necessários para financiar estes projectos e desenvolver a metodologia que permita monitorizar e avaliar o seu impacto social efectivo nas comunidades e na vida das pessoas que por eles são abrangidas.