Gouveia


O Carnaval da Serra, em Gouveia, vai decorrer de 17 a 21 de Fevereiro, com muita animação e actividades carnavalescas. Os festejos terão início no dia 16 de Fevereiro (quinta-feira), com o Carnaval no Mercado a encher de animação o espaço do Mercado Municipal de Gouveia, numa manhã em que será servida uma Feijoada do Entrudo.
No dia 17 de Fevereiro (sexta-feira) o programa continua com o Desfile Pedagógico, organizado pelo Instituto de Gouveia – Escola Profissional de Gouveia, que irá iniciar o seu percurso no Jardim Lopes da Costa até à Praça Alípio de Melo, este ano subordinado ao tema “O Universo das Histórias de Encantar para o Planeta Preservar”. Ainda nessa noite, terá lugar o primeiro Baile de Carnaval no espaço da Ex Bellino&Bellino.
No sábado, dia 18, a tarde é dedicada às crianças, com a apresentação de uma peça de teatro e um Concurso de Máscaras Infantil, que irá decorrer no Mercado Municipal de Gouveia. À noite, a Ex Bellino& Bellino recebe mais um Baile de Carnaval.
O Desfile de Carnaval terá lugar no dia 19, domingo, com início no Calçadão, passagem pelos Paços do Concelho e fim junto ao Mercado Municipal com a performance dos Bombos. O Desfile levará às ruas da cidade dezenas de carros alegóricos enfeitados pelas colectividades do concelho.
No dia 20, segunda-feira, tem lugar o Baile de Máscaras direccionado aos adultos. As festividades encerram, na terça-feira, dia 21, com a tradicional Queima e Enterro do Entrudo que inclui os festejos fúnebres com um cortejo, a leitura do testamento e a queima do entrudo e o choro das carpideiras. O percurso terá início nos Paços do Concelho e termia no Jardim da Ribeira.