Gouveia


A Câmara Municipal de Gouveia vai aderir Hora do Planeta que se assinala este sábado, dia 30 de Março. A iniciativa é promovida pela organização global de conservação da natureza World Wildlife Found (WWF), numa altura em que cada vez mais, as alterações climáticas são uma questão incontornável da actualidade e é primordial aumentar a consciencialização para os problemas ambientais cada vez mais frequentes.
Em Gouveia, no dia 30 de Março, das 20.30 horas às 21.30 horas, a autarquia vai desligar as luzes do Edifício dos Paços do Concelho durante 60 minutos. O município compromete-se, ainda, em 2019, no âmbito do conceito “ir mais além da hora”, a dar continuidade ao procedimento de substituição da iluminação tradicional por iluminação energicamente mais eficiente (Led) quer na iluminação pública, quer em edifícios públicos que forem sendo intervencionados.
A autarquia pede a todos os munícipes que participem nesta acção simbólica, desligando as luzes durante 60 minutos neste dia, de forma a travar as alterações climáticas, que provocam fenómenos extremos mais frequentes, como chuvas intensas, ondas de calor e de frio, além do degelo e subida do nível do mar. A autarquia lembra que “entre os hábitos que devem ser mudados estão a poupança de água, a utilização de transportes públicos, para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, ou a escolha de alimentos produzidos mais perto do local de consumo, assim como a diminuição do lixo produzido, encaminhando para a reciclagem todos os materiais que for possível”.