Gouveia


O Município de Gouveia e a SiosLife vão apresentar o sistema interactivo SiosLife, no dia 13 de Dezembro, pelas 14.30 horas, na Associação de Beneficência Cultural da Freguesia de Lagarinhos.
O Município de Gouveia pretende desenvolver um projecto de estimulação física e cognitiva para a população sénior do concelho de Gouveia de forma a conceptualizar um serviço generalizado que promova a qualidade de vida e os desafios da idade sénior. A autarquia está a estudar as diversas formas de desenvolvimento deste novo serviço e as soluções tecnológicas de interacção e comunicação adaptadas as necessidades e capacidades da população sénior.
O Sistema Interactivo siosLIFE é composto por três plataformas com propósitos diferentes para cada grupo (idoso, instituição e família) e assenta no desenvolvimento e integração de tecnologias de interacção para a inclusão social da população idosa. Com o devido ajuste das novas tecnologias e recurso a interfaces naturais (movimento, toque e voz), simplificação da comunicação entre o software e o utilizador, e adaptação ergonómica do hardware, o resultado é um sistema fácil e intuitivo para qualquer pessoa, incluindo aqueles que nunca tiveram contacto com as novas tecnologias.
Sendo da maior importância e necessidade a estimulação física, cognitiva e social desta faixa etária, a implementação deste sistema proporciona-lhe actividades mais dinâmicas e personalizadas.
Este Sistema Interactivo, pioneiro em Portugal, tem como pretensão ser um contributo social de referência no combate à exclusão dos idosos.